Meio Ambiente: gestores de Mairi participam de capacitação em Brasília que irá promover ações no município

Representantes de 16 municípios, contemplados com verbas do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA e Fundo Clima, se reuniram em Brasília para uma capacitação sobre a execução e a prestação de contas dos projetos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV).

De Mairi, participaram da capacitação, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gileno Sena, e Leonardo Cedraz.

As propostas foram selecionadas a partir do edital 01/2018, de junho do ano passado, com investimentos totais de R$ 6,6 milhões (entre aportes do FNMA e do Fundo Clima), visando combater vulnerabilidades climáticas ligadas à seca. Cada prefeitura recebeu entre R$ 300 a R$ 500 mil.

Na abertura do evento, o diretor do Departamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Rafael Torino, ressaltou “que os projetos beneficiados foram elaborados por prefeituras municipais de todo o país e estão em sintonia com a prioridade do MMA de aprimorar a gestão ambiental urbana”.

Representantes de 16 municípios participaram da capacitação

Ao final da seleção, das 205 propostas enviadas, 25 foram selecionadas por critérios técnicos. Mas, devido às limitações orçamentárias, 16 foram atendidas. Todas são de municípios nordestinos; a maioria com até 50 mil habitantes.

Os projetos promoverão ações como a recuperação de margens de corpos d’água, arborização de áreas verdes com espécies nativas, implantação de hortas urbanas e quintais agroflorestais, além de incentivo e fortalecimento do consumo de produtos locais e orgânicos.

“Vamos fazer seminários nas escolas do Município falando sobre o tema, assim como plantar árvores nativas, com a ajuda e o apoio de toda a comunidade”, afirmou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gileno Sena.

Além da capacitação, os coordenadores presentes terão a oportunidade de se conhecer e formar uma rede de troca de experiências.

Fonte: Ascom MMA, com alterações da Com. Prefeitura de Mairi