Mairi

Mairi
Bahia — BA

Gentílico: mairiense

Aspectos geográficos

População
Ocupando uma área de 905,851 km², Mairi conta atualmente com uma população de 19 335 habitantes segundo dados de 2010 do IBGE, com uma densidade demográfica de 21,34 hab/km2.

Limites
Localizado entre as cidades de Várzea da Roça e Baixa Grande, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano e na Microrregião de Itaberaba.

Clima
O tipo climático do Município é o semi-árido e seco, subtropical e ameno, com perene estiagens e períodos chuvosos, variado entre abril a junho e novembro a janeiro. A precipitação média anual varia entre 600mm a 800mm e a temperatura média é de 23º 6 C (graus centígrados).

Fonte: IBGE

Turismo e Festas Populares

Monte da Santa Cruz
A Santa Cruz do Monte Alegre, como ainda a designam, é o cartão postal da cidade de Mairi. Qualquer que seja o ponto de quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto.

Carnaval
O Carnaval é realizado com bailes nos clubes sociais e também na Praça J.J Seabra, com o tradicional baile dos mascarados pelas ruas da cidade.

Semana Santa
A Semana Santa tem as belas cerimônias do seu rito, quando a demonstração de fé se torna evidente na população. Igreja católica faz romarias à Capela da Santa Cruz do Monte Alegre, ao som de hinos religiosos. O sábado de aleluia é famoso por ter grandes festas.

São João
O São João típico e animado é um dos maiores da região. Há fogueiras, danças e comidas típicas, blocos, charangas e trio elétrico. A festa é realizada nas ruas e praças públicas. A noite os festejos se concentram na Avenida Senhor do Bonfim, com grandes atrações de forró.

Aniversário da Cidade
É comemorado no dia 5 de agosto. Diversas atrações se apresentam na Praça J.J Seabra. Há hasteamento da bandeira, missa solene, maratonas, apresentações de fanfarras e diversas outras apresentações artísticas e culturais.

Festa da Padroeira
Das festas católicas, a principal é a da padroeira local, Nossa Senhora das Dores, celebrada a 15 de setembro, com novena, missa solene, pregação sacra e procissão por algumas ruas. Na parte profana há a lavagem do adro da igreja, alvorada, barracas com bebidas e comidas, leilões, jogos e muita música.

Natal
Os festejos natalinos é uma das épocas em que os mairienses costumam se encontrar e se confraternizar em família. É o momento em os muitos filhos da terra retornam para rever amigos e parentes.

Onde estamos