Secretaria Municipal da Educação de Mairi promoveu I Avaliação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

Entre os dias 18 e 24 de setembro a Secretaria Municipal da Educação de Mairi promoveu a I Avaliação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. As escolas que participaram do processo foram: Escola Carlos de Oliveira Nunes, Creche Manoel Amâncio de Oliveira, Creche Nossa Brinquedoteca e Creche Nossa Senhora das Dores.

O Processo de Avaliação aconteceu de forma democrática com a participação de pais, mães, representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, comerciantes, representante da Associação Beneficente Nossa Senhora das Dores e Coordenação Técnica da Educação Infantil.

O objetivo dessa ação foi auxiliar as equipes que atuam na Educação Infantil, juntamente com as famílias e pessoas da comunidade, a participarem do processo de autoavaliação das unidades escolares de atendimento a Educação Infantil, seja nas etapas de creche ou pré-escola, a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.

De acordo com o resultado da avaliação, a Coordenação Técnica da Educação Infantil, juntamente com as Equipes Gestoras das Instituições, construirão um plano de ação, com a definição e organização de ações necessárias ao bom funcionamento das Creches e Escolas de Educação Infantil que serão colocadas em prática já a partir de 2020, neste plano, também, constará as pessoas responsáveis por cada ação e o tempo necessário para cada execução das ações em prol da melhoria na qualidade desta etapa inicial da Educação Básica.

Para a Coordenadora Municipal da Educação Infantil, professora Ana Carla Pimenta, “este momento de avaliação serviu para que todos os gestores, professores, professores de apoio e demais funcionários pudessem visualizar o quanto é fundamental ouvir a comunidade escolar para que o planejamento do trabalho com as crianças seja cada vez mais coerente com as necessidades educacionais dentro dos parâmetros de cuidar e educar”. “Estar atento aos reflexos das ações educacionais e dar voz e vez aos familiares, responsáveis, professores e comunidade local, permite a real construção de uma Educação Infantil de qualidade”, afirmou.

A Avaliação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil é uma ação em cumprimento a Lei nº 792/2014 que aprova o Plano Municipal de Educação, em que, na Meta 1, estratégia 1.6, determina: “Implantar, a partir do 1º ano de vigência deste plano, com base nos referendos legais uma política de avaliação democrática anual, a fim de aferir infraestrutura, gestão de pessoal, quadro de pessoal, condições de gestão, os recursos pedagógicos e acessibilidade, dentre outros aspectos relevantes”.