Professores do Ensino Fundamental conversam sobre a construção do Currículo Municipal dos Anos Iniciais do Município de Mairi

“(Re)construção do Currículo Municipal: como construir este documento de forma dialógica e coletiva?” foi o tema do encontro de mobilização realizado nesta quinta (07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Mairi (SME). O encontro teve como finalidade mobilizar os docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais para a (re)construção do documento curricular.

Neste encontro foi socializado o protótipo pensado pela SME e Equipe de Governança, instituída pela Portaria Nº 003, de 09 de outubro de 2019. Para dar esse passo na (Re) construção do Currículo Municipal, discutiu-se um pouco a forma como ocorreu a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Bahia, documentos que são primordiais para a (re) elaboração do documento municipal.

O Coordenador Geral da Secretaria de Educação, Professor Nilcelio Sousa, Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, conduziu as discussões com os/as professores/as falando a respeito da importância da leitura dos documentos oficiais, e enfatizando a relevância da análise inferencial, contextualizada de tais documentos para a (re) elaboração do Currículo Municipal.

Segundo o professor Nilcelio Sousa, “é interessante envolver todos/as professores/as na construção do Currículo Municipal para os Anos Iniciais, devido à importância do documento para o município de Mairi. É preciso e queremos (re) construir uma proposta curricular da forma mais democrática e participativa possível, com a participação daqueles/as que compõem o grande universo da sala de aula, pois a escola nada mais é do que um microcosmo social tecido pelas diferentes vozes que tecem a escola e a sociedade”.

A professora Normeide Rios, Coordenadora Geral dos Anos Iniciais, mencionou que, “quando o currículo é pensado e planejado ele deve ser transformado em propostas que atendam as necessidades dos/as principais envolvidos/as no processo de ensino e aprendizagem: os alunos e alunas”.

Por esse motivo, o currículo deve ser flexível, dialógico e aberto a mudanças e adequação, porque a escola é o lugar em que a autonomia e a diversidade cultural, regional e local se materializam de forma mais nítida. Tendo em vista que, a construção do Currículo Municipal deve estar alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Currículo Bahia e demais documentos oficiais. Vale ressaltar que na parte diversifica do Currículo, faz-se necessário considerar a cultura local, regional, nacional, respeitando, contudo, a sociedade em que o/a aluno/a está inserido/a.

Para a secretária Municipal de Educação de Mairi, Samia Najar, “o currículo está ligado inteiramente com o sucesso ou o fracasso escolar, pois é nele que está vinculada todos os objetivos do processo educativo”.