Educadores da Educação Infantil conversam sobre a BNCC e Currículo Bahia para (re) construção do Currículo Municipal da Educação Infantil do Município de Mairi

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Bahia, para a (re)construção do Currículo Municipal da Educação Infantil do município de Mairi, gestores, coordenadoras e professores, participaram do 1º Encontro de Mobilização nesta quarta-feira (06), no auditório da Secretaria Municipal da Educação.

A ideia foi apresentar o formato pensado para a (re)construção do Currículo Municipal (aprovado pela Comissão de Governança, Portaria 003/2019), para refletir, também, sobre o atual momento e para escolher a coordenadora e redatora do grupo de trabalho desta etapa educacional, formando o que será chamado de “comissão organizadora de currículo”.

O Coordenador Técnico da Secretaria de Educação, Nilcelio Sousa, conduziu as discussões com as professoras e falou sobre a atividade. “Refletimos sobre as modificações que chegaram e o que nós, como município, temos a fazer. Traçamos uma agenda de estudo dos documentos neste encontro, com todos os presentes da Educação Infantil. A ideia é que elas (re) construam o currículo da rede de ensino de Mairi, no tocante às questões desta etapa.”, ressaltou.

A Coordenadora Técnica, Profa. Ana Carla Pimenta também participou das discussões. “Esta é uma medida que está na construção de uma escola pública melhor para fazermos a adequação dos conteúdos a partir desse novo mote que é a Base e o Currículo Bahia, e definirmos nossa parte diversificada do currículo, respeitando as características regionais, culturais e locais dentro da sociedade em que a criança está inserida. Isso é importante porque a escola cria uma identidade própria e é a partir dela que a gente vai desenvolver as nossas ações”, destacou a educadora.

A (re) construção do currículo municipal de Mairi estará alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referencial Bahia, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a Primeira Infância. Dessa forma, norteará o ensino nas creches e pré-escolas da rede municipal, que atendem crianças de 2 a 5 anos e onze meses de idade.