Secretaria de Saúde intensifica vacina contra HPV e Meningite C

A Prefeitura de Mairi, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar neste mês de março a vacina contra o HPV e meningite C para adolescentes de todo o município. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidade de Saúde da Família (USF).

Deverão ser vacinados contra o HPV meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. Atenção: os adolescentes que completaram 15 anos e estão com o esquema incompleto para HPV podem se vacinar, desde que apresente um documento de identificação e o cartão de vacinas.

Já os adolescentes que iniciaram a primeira dose da vacina HPV aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de 6 meses e máximo de até 12 meses. Assim como no caso do HPV, a campanha da vacinação contra a meningite tem o foco nos adolescentes com idade entre 11 e 14 anos.

Vacina
A vacina contra o HPV ajuda a prevenir o câncer do colo do útero, anal, de vulva e de boca. Estima-se que entre 25% a 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.

Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes.