NOTA PÚBLICA – Não há casos registrados do novo Coronavírus em Mairi

A Secretaria Municipal de saúde de Mairi, através da Vigilância Epidemiológica, torna a público que o município de Mairi não possui casos suspeitos de Covid-19 (Coronavírus). A Coordenação ressalta, que todas as medidas técnicas para a notificação de casos suspeitos, bem como a capacitação para a identificação e condução, estão sendo tomadas com base no fluxo elaborados pelas Vigilâncias conforme os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde e Plano Estadual.

Contudo, tendo em vista a situação reconhecida de PANDEMIA, reforçamos as orientações de precauções que devem ser seguidas por todos, como:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
– Higienizar as mãos com álcool gel 70%;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Limpar e higienizar os objetos eletrônicos de grande circulação e contato com superfícies (como aparelhos celulares) e superfícies tocadas com frequência;
– Não compartilhar objetos pessoais (copos, talheres, etc);
– Evitar aglomerações.

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta, fadiga, espirros, calafrios, dificuldade para respirar e febre. Com esses cuidados básicos, você pode ajudar a reduzir o risco de contrair ou transmitir doenças respiratórias, como o COVID19.

Em caso de apresentação de sintomas suspeitos procure uma Unidade de Saúde mais próxima no Município.