NOTA INFORMATIVA SOBRE A HANSENÍASE

O dia 28 de Janeiro é lembrado como o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, durante toda essa semana as Unidades de Saúde da Família do município estarão realizando palestras sobre o tema com o objetivo de chamar a atenção da comunidade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.  Conhecida vulgarmente como lepra, a hanseníase ou Mal de Hansen é uma doença infecciosa, contagiosa, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformidades físicas, possíveis de ser evitadas com o diagnóstico realizado no início da doença e com o tratamento imediato. As pessoas em tratamento podem levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade.

A hanseníase é transmitida por meio de tosse ou espirro, ou então em um convívio prolongado com a pessoa que possui a bactéria. É de suma importância salientar que assim que a pessoa começa o tratamento ela deixa de transmitir a doença. Os sintomas podem ser apresentados como nódulos, manchas dormentes na pele, esbranquiçadas ou avermelhadas, diminuição de força nas mãos e nos pés, formigamento ou dor nas mãos e antebraços, pernas e pés, nariz entupido, feridas e sangramento nasal, ressecamento dos olhos e queda dos pelos.

Durante o ano de 2017 o município de Mairi registrou 6 casos novos da doença, o tratamento é ofertado gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família.Fique ligado quanto antes você descobrir, mais cedo irá se curar!

Silvia Alves Ferreira Carneiro                              Emanuelle Santos de Oliveira     Secretária Municipal de Saúde                                Coordenadora VIEP