Ações de combate ao Aedes Aegypti são intensificadas com a utilização de peixes em Mairi

A Secretaria Municipal de Saúde em Mairi vem intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti através de controle biológico, controle mecânico e ações educativas, o que vem ocasionando uma considerável redução dos índices de infestação do mosquito, e com isso a redução do risco de casos das Arboviroses como foi observado na redução dos índices de Infestação o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) que apontou o município de Mairi com 3,1% de infestação.

A maior parte dos focos foram identificados na região dentro dos domicílios, em depósitos de armazenamento de água como tambores e caixas d`água. O coordenador de endemias, Vinicius Silva, relata que o controle biológico através do uso de piabas é feito pelos próprios agentes de endemias com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e repassado à população através dos Agentes de Combate a Endemias, em eventos e no dia a dia.

A população também pode se deslocar até o ponto de apoio, situado na praça Alexandre Moreira, para adquirir as piabas.

Considerando que atitudes e comportamentos da população estão diretamente associados ao surgimento de criadouros de insetos vetores, essas ações são fundamentais para o controle e tais estratégias devem ser baseadas em um trabalho multidisciplinar envolvendo profissionais da área de saúde, publicidade e jornalismo e trabalhos educativos nas escolas municipais e estaduais para promoverem campanhas educativas.